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Decomposição quantílica do diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil

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Quantile decomposition of performance differential among military schools in Brazil

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Resumo

O presente estudo busca analisar o diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil ao longo da distribuição das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 por meio das regressões quantílicas incondicionais e da decomposição de OaxacaBlinder. Os resultados mostram que, nos décimos superiores das notas, a maior parcela do diferencial é atribuível a fatores explicados, principalmente, devido à melhor infraestrutura dos colégios militares em relação aos demais colégios públicos. Já nos décimos inferiores, a maior parte do diferencial não pode ser explicada por fatores observáveis, sugerindo, portanto, um efeito positivo da administração militar sobre esses alunos, ainda que parte dele possa ser atribuída aos potenciais vieses do modelo.

Resumo traduzido

This paper aims to evaluate the performance differential of Brazilian military schools along the test score distribution of the 2017 National Basic Education Assessment System with unconditional quantile regressions and the Oaxaca-Blinder decomposition. The results show that among highest deciles of the scores most of the differential is due to explained factors, especially the better infrastructure of the military schools compared to other public schools. Conversely, among the lowest deciles most of the differential cannot be explained by observable factors, thus suggesting a positive effect of the military administration on these students, although a share of the impact might be attributable to self-selection bias.

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MARQUES, Felipe César; CUNHA, Marina Silva da. Decomposição quantílica do diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 1, p. 139–179, abr. 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n1art5

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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18568

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