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Efeitos do Piso Nacional do Magistério sobre remuneração, retenção e perfil dos docentes admitidos nas redes públicas municipais

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2021-12-02

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Resumo

Esta dissertação examina os efeitos do Piso Nacional do Magistério (PSPN) sobre remuneração, retenção e perfil dos docentes admitidos entre 2006 e 2008 nas redes públicas municipais de ensino do Brasil. A partir de dados da RAIS e do pressuposto da competição imperfeita de Manning (2002; 2011), aproveitamos o caráter exógeno do PSPN para evitar vieses de endogeneidade nas estimativas, utilizando-o como variável instrumental dos aumentos remuneratórios concedidos em 2009 e 2010, dois primeiros anos completos de vigência da Lei do Piso (Lei nº 11.738/2008). Mostramos que ter sido afetado pela criação do Piso em 2008 ampliou significativamente a probabilidade de reajustes remuneratórios mais intensos no ano subsequente, o que comprova a força da variável instrumental utilizada: a cada 1% de aumento no hiato entre Piso de 2009 e remuneração de 2008, esta aumentou de 0.39% a 0.49%. Quanto à retenção, encontramos que os reajustes remuneratórios causaram seu aumento. A cada 10% de incremento na remuneração mensal em 2009, a taxa de retenção dos recém admitidos foi ampliada de 1.2 a 1.6 p.p. - a taxa global aumentou de 93.6% (em 2004-2007) para 98.5% (em 2009-2010). Proporções maiores de contratos temporários e em regime parcial de trabalho estiveram associadas a menor retenção, assim como localização em regiões de maior nível de renda e maior conurbação (áreas metropolitanas). Por outro lado, nossas análises não permitem afirmar que o Piso causou alteração na proporção de docentes admitidos com nível superior ou de professores contratados com vínculos temporários. Nossos achados contribuem para a literatura sobre efeitos da remuneração docente em variáveis que podem funcionar como canais de relação causal entre salário e resultados educacionais (retenção, escolaridade e regime de contratação).

Resumo traduzido

This dissertation examines the effects of the Federal Teaching Wage Floor (PSPN) on wages, retention and profile of teachers admitted between 2006 and 2008 in public municipal schools in Brazil. Based on data from RAIS and the assumption of imperfect competition by Manning (2002; 2s011), we took advantage of the exogenous nature of the PSPN to avoid endogeneity biases, using it as an instrumental variable for wages increases granted in 2009 and 2010, the first two full years of effectiveness of the Floor Law (Law nº 11.738 2008). We show that the one affected by the creation of the Wage Floor in 2008 increased the probability of more intense wage increases in the following year, which proves the strength of the instrumental variable used: for every 1% increase in the gap between 2009´s Floor and the wages of 2008, it increased from 0.39% to 0.49%. As for retention, we found that wages increases caused its rise. For every 10% increase in the wages of 2009, the retention rate was increased by 1.2 to 1.6 pp, which was responsible for great part (24% to 33%) of the increase in retention in those municipalities affected by the Wage Floor, which increased from 93.6% (in 2004-2007) to 98.5% (in 2009- 2010). Higher proportions of temporary teachers and partial time contracts were associated with lower retention, as well as location in regions with higher income levels and greater conurbation (metropolitan areas). On the other hand, our analyzes do not allow us to state that the Wage Floor caused a change in the proportion of higher education teachers admitted or temporary teachers. Our findings contribute to the literature on the effects of teacher wages on variables that can function as channels of causal relationship between wages and educational outcomes (retention, education and employment regime).

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CARVALHO, Henrique Chaves Faria. Efeitos do Piso Nacional do Magistério sobre remuneração, retenção e perfil dos docentes admitidos nas redes públicas municipais. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasíilia, 2021

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