Publicação: Conectografia e infraestruturas críticas na Zopacas : projeção de poder latente
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Connectography and critical infrastructures in Zopacas : projection of latent power, Conectografía e infraestructuras críticas en la Zopacas : proyección de poder latente
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Resumo
Este artigo investiga o Atlântico Sul como um espaço geoestratégico central para a projeção de poder por meio das infraestruturas críticas (ICs) em operação, construção ou planejamento nos países-membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas). A partir das lentes da geopolítica contemporânea, da geoeconomia e da geografia crítica, argumenta-se que as ICs – como portos comerciais, terminais de petróleo e gás, usinas hidrelétricas e termoelétricas, cabos submarinos de comunicação, redes de saneamento, data centers e corredores logísticos intermodais – operam como vetores ambivalentes, podendo fortalecer a integração regional e a soberania logística e, ainda, aprofundar a reprimarização econômica e a dependência tecnológica. O estudo utiliza dados sistematizados sobre as ICs litorâneas, analisando sua função, localização, nível de controle e vulnerabilidade ante os riscos climáticos e operacionais. Destaca-se o papel crescente da China como ator extrarregional, por meio da Belt and Road Initiative (BRI), com investimentos em ICs portuárias dotadas de tecnologias de automação e inteligência artificial. Conclui-se que a governança das ICs deve ser orientada por políticas de resiliência, inovação e cooperação Sul-Sul, capazes de superar a lógica extrativista e reforçar a soberania das nações atlânticas diante da reconfiguração das redes globais de infraestrutura.
Resumo traduzido
This article investigates the South Atlantic as a central geostrategic space for the projection of power through critical infrastructures (CIs) that are in operation, under construction, or in planning stages in the member countries of Zone of Peace and Cooperation of the South Atlantic (ZPCSA). From the perspectives of contemporary geopolitics, geoeconomics, and critical geography, the article argues that CIs – such as commercial ports, oil and gas terminals, hydroelectric and thermoelectric power plants, submarine communication cables, sanitation networks, data centers, and intermodal logistics corridors – function as ambivalent vectors: they can strengthen regional integration and logistical sovereignty, but also deepen economic reprimarization and technological dependence. The study uses systematized data on coastal CIs, analyzing their function, location, degree of control, and vulnerability to climate and operational risks. The growing role of China as an extra regional actor is highlighted, particularly through the Belt and Road Initiative (BRI), with investments in port infrastructures equipped with automation and artificial intelligence technologies. The article concludes that the governance of CIs must be guided by policies of resilience, innovation, and South-South cooperation, capable of overcoming extractivist logic and reinforcing the sovereignty of Atlantic nations in the face of the ongoing reconfiguration of global infrastructure networks.
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JEL
Microeconomics::Analysis of Collective Decision-Making::Conflict - Conflict Resolution - Alliances - Revolutions, International Economics::General::International Economic Order and Integration, International Economics::International Relations, National Security, and International Political Economy::International Agreements and Observance - International Organizations, International Economics::International Relations, National Security, and International Political Economy::International Institutional Arrangements, Industrial Organization::Industry Studies: Primary Products and Construction::Construction, Industrial Organization::Industry Studies: Transportation and Utilities::Railroads and Other Surface Transportation, Economic History::Manufacturing and Construction::General, International, or Comparative, Economic History::Transport, Trade, Energy, Technology, and Other Services::General, International, or Comparative, Urban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics::Transportation Economics::Government and Private Investment Analysis - Road Maintenance - Transportation Planning, Urban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics::Regional Government Analysis::Public Facility Location Analysis - Public Investment and Capital Stock
Citação
SILVEIRA, Laura Cristina Feindt Urrejola; RIBEIRO, Ana Luísa da Silveira Santana. Conectografia e infraestruturas críticas na Zopacas: projeção de poder latente. Revista Tempo do Mundo, Rio de Janeiro, n. 37, p. 157–181, abr. 2025. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/rtm37art6.
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Notas
Este artículo investiga el Atlántico Sur como un espacio geoestratégico central para la proyección de poder a través de las infraestructuras críticas (ICs) en operación, construcción o planificación en los países miembros de la Zona de Paz y Cooperación del Atlántico Sur (Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul – Zopacas). Desde las perspectivas de la geopolítica contemporánea, la geoeconomía y la geografía crítica, se argumenta que las ICs – como puertos comerciales, terminales de petróleo y gas, centrales hidroeléctricas y termoeléctricas, cables submarinos de comunicación, redes de saneamiento, centros de datos y corredores logísticos intermodales – operan como vectores ambivalentes: pueden fortalecer la integración regional y la soberanía logística, pero también profundizar la reprimarización económica y la dependencia tecnológica. El estudio utiliza datos sistematizados sobre las ICs costeras, analizando su función, ubicación, nivel de control y vulnerabilidad frente a riesgos climáticos y operacionales. Se destaca el creciente papel de China como actor extrarregional, a través de la Iniciativa de la Franja y la Ruta (Belt and Road Initiative – BRI), con inversiones en infraestructuras portuarias equipadas con tecnologías de automatización e inteligencia artificial. Se concluye que la gobernanza de las ICs debe estar orientada por políticas de resiliencia, innovación y cooperación Sur-Sur, capaces de superar la lógica extractivista y reforzar la soberanía de las naciones atlánticas ante la reconfiguración de las redes globales de infraestructura.