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Provias do BNDES : uma análise dos impactos econômicos e sociais

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Public funding for investments in infrastructure : the case of the road improvements program in Brazil

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Resumo

Este estudo investiga o efeito do Programa de Intervenções Viárias (Provias) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre despesas contábeis e indicadores socioeconômicos dos municípios que aderiram ao programa no período 2006-2016, utilizando, para isso, a metodologia de propensity score matching. Os resultados indicaram impacto significativo do programa sobre gastos com investimentos e nenhum impacto sobre indicadores socioeconômicos, revelando que, apesar de a verba do programa ter sido direcionada a investimentos, estes não resultaram em melhorias econômicas ou sociais. Observou-se ainda que a adesão ao Provias pelos municípios dos estados da região Sul, além de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais, foi claramente maior, comparativamente à dos demais estados, sendo que a maior parte dos fabricantes de máquinas e de equipamentos voltados à manutenção da malha viária se concentra nos estados da região Sul e em três dos quatro estados da região Sudeste, incluindo Minas Gerais. Uma análise adicional sugere que as empresas desse setor localizadas nesses estados se beneficiaram relativamente mais que as demais no período analisado.

Resumo traduzido

This paper investigates the effects of the Provias program, from BNDES, on socioeconomic indicators and general ledger expenses accounts of Brazilian municipalities that have enrolled to the program between 2006 and 2016, using the Propensity Score Matching methodology. The results show a positive and statistically significant impact of Provias only in the investment expenses, with no significant results related to the other expenses accounts or socioeconomic indicators. The overall results suggest that although the municipalities spent the Provias resources in investments, those did not have positive economic or social impacts. Furthermore, the participation in the program by municipalities located in states from the South region – in addition to Minas Gerais, Mato Grosso do Sul and Mato Grosso – was clearly higher, and a big part of the firms that provide machinery and equipment to the public road paving services in Brazil are located in the South region and Southeastern region states. An additional empirical analysis suggests that the firms of this sector that were located on these states were relatively more benefited than the others during the studied period.

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QUIOTA, Silvia; ORELLANO, Verônica Inês Fernandez; MATTOS, Enlinson. Provias do BNDES: uma análise dos impactos econômicos e sociais. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 1, p. 111–137, abr. 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n1art4.

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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18568

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