Publicação: O Salário mínimo e seu potencial para a melhoria da distribuição de renda no Brasil
Carregando...
Paginação
Primeira página
479
Última página
497
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Analisa a evolução do salário mínimo no Brasil desde meados do século XX e investiga seu impacto sobre a distribuição de renda, especialmente durante o período de crescimento real observado a partir da década de 1990. A partir de dados da PNAD e séries históricas, o autor demonstra que o aumento do salário mínimo teve efeitos positivos na redução das desigualdades, sobretudo entre beneficiários de pensões, aposentadorias e trabalhadores de faixas mais baixas de rendimento. Apesar de atingir pouco as famílias mais pobres, o salário mínimo revelou potencial redistributivo relevante, contribuindo para a melhora dos indicadores de desigualdade e para a compreensão das dinâmicas de renda no país. O capítulo também apresenta simulações que mostram que aumentos substanciais no salário mínimo tendem a reduzir modestamente o índice de Gini, reforçando seu papel como ferramenta complementar, mas insuficiente isoladamente para o combate à pobreza extrema.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
SABOIA, João. O Salário mínimo e seu potencial para a melhoria da distribuição de renda no Brasil. In: BARROS, Ricardo Paes de; FOGUEL, Miguel Nathan; ULYSSEA, Gabriel (org.). Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. Brasília: Ipea, 2007. v. 2. p. 479-497. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20058
