Publication:
Prefácio 1 : Políticas regionais no Brasil : governança nos fundos constitucionais de financiamento

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

item.page.description.firstpage

9

item.page.description.lastpage

10

Date

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

por

item.page.coverage.spatial

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

item.page.title.alternative

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

item.page.contributor.author

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

O livro analisa a governança e os fundos constitucionais de financiamento (FCFs), enfocando como as decisões públicas influenciam a redução das desigualdades regionais no Brasil. A pesquisa examina os processos de tomada de decisão e os mecanismos de governança nas macrorregiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, destacando especificidades de cada área: no Norte, há avanços em infraestrutura e meio ambiente; no Nordeste, observa-se o esvaziamento do Condel/Sudene; e no Centro-Oeste, a ausência de um banco regional levou à atuação dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico estaduais, com maior protagonismo ministerial durante períodos de vacância institucional. O estudo evidencia como a governança molda a aplicação dos recursos públicos e a gestão territorial dos FCFs.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.vcipea

item.page.subject.otherlanguages

Citation

MONTEIRO NETO, Aristides. Prefácio 1. In: PORTUGAL, Rodrigo; VASCONCELOS, Ronaldo (org.). Políticas regionais no Brasil: governança nos fundos constitucionais de financiamento. Rio de Janeiro: Ipea, 2025. p. 9-10. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/9786556350929pref1

item.page.description.version

Description

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

item.page.relation.references

organization.page.relation.references

Book Chapter

Item type:book.listelement.badge,
Políticas regionais no Brasil : governança nos fundos constitucionais de financiamento
(Ipea, 2025) Portugal, Rodrigo; Vasconcelos, Ronaldo; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Rodrigo Portugal; Ronaldo Vasconcelos
O documento apresenta uma análise aprofundada da política de desenvolvimento regional brasileira, com foco nos fundos constitucionais de financiamento como principal instrumento de redução das desigualdades territoriais, examinando sua evolução institucional, os resultados de avaliações de impacto já realizadas e, sobretudo, como esses resultados podem ser incorporados aos processos de tomada de decisão e alocação de recursos. A obra investiga o espaço decisório das instituições envolvidas, especialmente após as mudanças ocorridas a partir dos anos 2000, compara os três fundos constitucionais quanto às suas semelhanças e diferenças e discute a governança e a influência dos entes institucionais sobre o crédito, reunindo contribuições de pesquisadores de diversas instituições acadêmicas e governamentais, com apoio de organismos nacionais e internacionais.

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais