Publicação: Competição e qualidade de atendimento no serviço de comunicação multimídia : um estudo multivariado
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Competition and quality in the multimedia communication service : a multivariate study, Competencia y calidad en el servicio de comunicación Multimídia : un estudio multivariado
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho objetiva verificar em que medida a competição influencia a qualidade do serviço de atendimento das empresas operadoras no serviço de comunicação multimídia (SCM) para orientar gestão e melhoria da prestação dos serviços. Por análises fatoriais, validaram-se os construtos competição e qualidade de serviço, em seus aspectos de atendimento e nível socioeconômico. Mediante regressões por modelos de equações estruturais, estimou-se o grau de relação ou predição entre os construtos. Os resultados evidenciam relação importante entre competição e qualidade, mas sensível, no entanto, às variáveis socioeconômicas, que se comportam como uma variável latente de natureza intermediária e mediadora.
Resumo traduzido
This paper aims to verify the extent to which the competition influences the quality of the service providers of the operating companies in the fixed broadband service (multimedia communication service or SCM) to guide management and improvement of services. By factorial analyzes, the constructs competition, quality of services (QoS), in their aspects of attendance, and socioeconomic level were validated. Using regressions by structural equation models (SEM), the degree of relationship or prediction between the constructs was estimated. The results show an important relationship between competition and quality, but sensitive to socioeconomic variables, which behave as a latent variable of intermediate and mediating nature.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
ALVES, Amelia Regina; CONDÉ, Frederico Neves; SILVA, Alexnaldo Cerqueira da. Competição e qualidade de atendimento no serviço de comunicação multimídia : um estudo multivariado. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 60, p. 167-196, out./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp60art6
