Publication:
Base industrial de defesa : explorando potenciais sinergias para o desenvolvimento tecnológico a partir de uma abordagem baseada em estrutura de redes e proximidade tecnológica

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

item.page.description.firstpage

item.page.description.lastpage

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

por

item.page.coverage.spatial

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

item.page.title.alternative

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.contributor.other

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

A investigação da relação entre as políticas industrial, a de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e a de defesa nacional pode ser considerada a partir da dicotomia spin-off e spin-in. Essa abordagem se mostra limitada pela dificuldade em testá-la, pela desconexão do entendimento de que a difusão e absorção do conhecimento se dá em redes e pelas interações entre empresas e destas com institutos de ciência e tecnologia (ICTs), consagrada pelas abordagens da complexidade econômica e dos sistemas nacionais de inovação. Em contrapartida, a fragilidade da indústria de defesa nos países menos desenvolvidos e a incipiência dos segmentos tecnologicamente mais intensos em suas estruturas produtivas sugerem que políticas de defesa focadas em autonomia tecnológica teriam poucos efeitos dinâmicos, mesmo considerando as perspectivas contemporâneas. Partindo de uma adaptação da metodologia de relacionalidade (relatedness) de Neffke, Henning e Boschma (2011) aplicada a dados das empresas fornecedoras das Forças Armadas no Brasil, este texto apresenta pontos de possível sinergia entre as políticas de defesa, industrial e de CT&I no país.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.otherlanguages

Citation

item.page.description.version

Description

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

organization.page.relation.references

Book Chapter

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais