Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11904
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n72_Art5_Base_industrial.pdf171.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Base industrial de defesa : explorando potenciais sinergias para o desenvolvimento tecnológico a partir de uma abordagem baseada em estrutura de redes e proximidade tecnológica
Authors: Teixeira, Felipe Orsolin
Giesteira, Luís Felipe
Caliari, Thiago
Abstract: A investigação da relação entre as políticas industrial, a de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e a de defesa nacional pode ser considerada a partir da dicotomia spin-off e spin-in. Essa abordagem se mostra limitada pela dificuldade em testá-la, pela desconexão do entendimento de que a difusão e absorção do conhecimento se dá em redes e pelas interações entre empresas e destas com institutos de ciência e tecnologia (ICTs), consagrada pelas abordagens da complexidade econômica e dos sistemas nacionais de inovação. Em contrapartida, a fragilidade da indústria de defesa nos países menos desenvolvidos e a incipiência dos segmentos tecnologicamente mais intensos em suas estruturas produtivas sugerem que políticas de defesa focadas em autonomia tecnológica teriam poucos efeitos dinâmicos, mesmo considerando as perspectivas contemporâneas. Partindo de uma adaptação da metodologia de relacionalidade (relatedness) de Neffke, Henning e Boschma (2011) aplicada a dados das empresas fornecedoras das Forças Armadas no Brasil, este texto apresenta pontos de possível sinergia entre as políticas de defesa, industrial e de CT&I no país.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11889
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.