Publicação:
Igualdade racial

dc.contributor.authorGoes, Fernanda Lira
dc.contributor.authorMarques, Francisco Moraes da C.
dc.contributor.authorAbreu, Angélica Kely de
dc.contributor.authorFrança, Danilo Sales do Nascimento
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2020-2022pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-20T16:10:12Z
dc.date.available2022-09-20T16:10:12Z
dc.date.issued2022
dc.date.portal2022
dc.description.abstractNeste capítulo serão abordados os efeitos desiguais da pandemia sobre os estudantes negros e brancos da educação básica. Como diversos estudiosos apontam, ao contrário de reduzir as desigualdades entre estudantes negros e brancos, as escolas, não raramente, as têm reproduzido (Paixão, Rossetto e Carvano, 2011; Soares e Alves, 2003; Alves, Ortigão e Franco, 2007; Alves e Ferrão, 2019; Moreira-Primo e França, 2020). As primeiras análises produzidas com dados relativos ao biênio 2020-2021 indicam que a suspensão das aulas presenciais por longos períodos agravou tal situação. O tema, portanto, se impõe pela sua importância e gravidade. As desigualdades na educação também são o foco da terceira seção. Nesse caso, as atenções se voltam ao ensino superior e, mais especificamente, à Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que estabelece cotas, entre as quais aquelas de recorte racial, para o ingresso nos cursos de graduação das instituições federais de ensino superior (Ifes). A marca de dez anos de vigência, a se alcançar no segundo semestre de 2022, enseja, como inscrito na própria legislação, a sua avaliação e eventual revisão. Mais do que isso, a lei atribui a tarefa de avaliar a política de cotas nomeadamente ao Ministério da Educação (MEC), a quem cabe a centralidade do processo, ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e à Fundação Nacional do Índio (Funai). Considerando a relevância crucial da política para a democratização da educação e a função de avaliação delegada clara e expressamente ao governo federal, julga-se fundamental analisar o desempenho dos três órgãos do Poder Executivo – MEC, MMFDH e Funai – no cumprimento de seu dever. Ademais, na terceira seção, é analisada a discussão que ocorre atualmente no Congresso Nacional acerca da Lei no 12.711/2012.pt_BR
dc.description.otherp. 1-56 : il.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n.29, 2022.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11459
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11537
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade racialpt_BR
dc.subject.keywordEfeitos desiguais da pandemiapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes negrospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes brancospt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subject.keywordLei 12.711pt_BR
dc.subject.vcipeaRaçaspt_BR
dc.subject.vcipeaDesigualdade Econômicapt_BR
dc.subject.vcipeaEpidemiaspt_BR
dc.subject.vcipeaDemocratização da Educaçãopt_BR
dc.titleIgualdade racialpt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication0f492f60-dc38-4101-8a23-ef72200a6d13
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