Publicação: Centros comerciais e descentralização metropolitana : exame do caso de Belo Horizonte
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Resumo
Uma das preocupações nas regiões metropolitanas brasileiras é o grau de centralização, que leva ao congestionamento no centro e obriga os residentes nas periferias a percorrer longas distâncias para acessar serviços centralizados. O município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, destaca-se como um pólo de desenvolvimento, mas enfrenta o problema de oferta comercial insuficiente, levando à dependência do centro da região metropolitana. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de avaliação da viabilidade de implantação de centros comerciais nas áreas periféricas das regiões metropolitanas, como parte de uma estratégia de "descentralização concentrada" para melhorar a qualidade de vida da população.
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JEL
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HICKS, James. Centros comerciais e descentralização metropolitana: exame do caso de Belo Horizonte. In: BARAT, Josef (ed.). Política de desenvolvimento urbano: aspectos metropolitanos e locais. Rio de Janeiro: IPEA, 1976. p. 185-244. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12496/1/Capitulo6_centros_comerciais_e_descentralizacao_metropolitana.pdf
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