Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13537
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAPI_37_Artigo_4.pdf98.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Evidências para a gestão : o caso da reorganização das funções de confiança e dos cargos comissionados no governo federal brasileiro
Authors: Palotti, Pedro Lucas de Moura
Soares Filho, Marcos Luiz Vieira
Abstract: Este artigo investiga as fontes de informação mobilizadas pelos burocratas no campo da gestão de pessoas, em particular na reorganização administrativa dos cargos comissionados e das funções de confiança na administração pública federal promovida pela Lei no 14.204, de 2021. O método de pesquisa empregado foi a realização de entrevistas em profundidade com atores-chave da burocracia federal, além de análise documental e dos normativos pertinentes. Os resultados apontam que a formulação da lei recebeu subsídios cruciais de dados administrativos, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), e de estudos e debates internos ao governo, com pouco destaque para a mobilização de experiências externas ou estudos científicos no processo decisório analisado. Por fim, o artigo demonstra a importância de se considerar não apenas as fontes de informação utilizadas, mas também a influência dos atores e de aspectos institucionais e ambientais para se compreender o processo decisório incremental observado.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13474
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.