Publicação: Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras
Carregando...
Paginação
9 - 41
Primeira página
9
Última página
41
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
Titulo alternativo
Determinants of students’ proficiency in brazilian public schools
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este estudo analisou os determinantes da proficiência em matemática dos estudantes do nono ano do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar de 2011 a 2017, empregando metodologias de análise exploratória de dados espaciais e modelos de dados em painel espacial. A análise identificou clusters espaciais significativos das notas e destacou a importância das práticas, como a frequência dos alunos em realizar exercícios e a correção pelo professor, na melhoria da proficiência escolar. Também foi identificado transbordamento espacial, indicando a formação de clusters de qualidade educacional.
Resumo traduzido
This study analyzed the determinants of mathematics proficiency among 9th-grade students in Brazilian public schools, using data from the National Assessment System for Basic Education and the School Census from 2011 to 2017, employing methodologies of exploratory spatial data analysis and spatial panel data models. The analysis identified significant spatial clusters of scores and highlighted the importance of practices such as the frequency of students doing exercises and teachers correcting them, in improving educational proficiency. Spatial spillover effect was also identified, indicating the formation of clusters of educational quality.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Health, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Analysis of Education, Mathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Cross-Sectional Models - Spatial Models - Treatment Effect Models - Quantile Regressions - Social Interaction Models, Mathematical and Quantitative Methods::Multiple or Simultaneous Equation Models - Multiple Variables::Panel Data Models - Spatio-temporal Models
Citação
SIQUEIRA, Wallace Lobato; BECKER, Kalinca Léia; FREITAS, Clailton Ataídes de. Determinantes da proficiência dos estudantes das escolas públicas brasileiras. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 1, p. 9–41, abr. 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n1art1.
Aviso
Notas
Série / coleção
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18568