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Uma História de dois PACs : a gestão dos investimentos públicos em infraestrutura a partir do Programa de Aceleração do Crescimento

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2018-02-08

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Resumo

Este texto busca analisar a dinâmica entre o modelo de gestão adotado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a composição da sua carteira de projetos e como ela se modificou durante o tempo, e os resultados em termos de melhoria da capacidade de entrega do Estado. Foi adotada uma abordagem mista, composta de uma análise comparativa histórica dos planos de desenvolvimento implementados desde os anos 90; um estudo de caso do modelo de gestão do programa; a construção de uma tipologia para agrupar os setores incorporados ao programa no decorrer do tempo; uma análise comparada da execução orçamentária do programa em relação aos investimentos discricionários não-PAC; e uma análise da percepção de burocratas envolvidos na sua gestão. Verificou-se que o PAC foi uma ruptura com programas anteriores, propiciada pela melhoria na situação fiscal do país no momento do seu lançamento e estimulada pelo desejo de se fomentar o gasto público por parte do governo de então. O modelo de gestão adotado pelo programa fez com que os órgãos setoriais melhorassem sua capacidade de entrega; ademais, os instrumentos de gestão de restrições – notadamente as salas de situação – contribuíram de forma concreta para a resolução de entraves, levando a uma a melhora nas taxas de execução orçamentária em relação a planos anteriores. Por outro lado, o modelo de gestão permitiu a entrada de um número significativo de projetos na carteira com nível de maturidade insuficiente para serem iniciados, o que se refletiu posteriormente em dificuldades na sua execução. A ampliação na quantidade de setores atendidos tirou o caráter prioritário do programa, e não parece ter havido uma preocupação com o espaço fiscal necessário para a conclusão dos projetos, o que tem provocado uma pulverização dos recursos orçamentários e sucessivos atrasos nas entregas – particularmente em um contexto de baixa disponibilidade de recursos como o atual. Conclui-se que os instrumentos de facilitação à execução adotados no PAC foram bem-sucedidos, mas que o processo de seleção de projetos precisa ser revisto, além dos instrumentos de planejamento e orçamento que regulam a disponibilidade de recursos.

Resumo traduzido

This text analyses the dynamics involving the execution model followed by PAC – Brazil’s Growth Acceleration Program (an infrastructure development program launched in 2007), the way its project portfolio has been expanded in time, and program results, in terms of improving the State capabilities to deliver such projects. A mixed approach has been followed, based on a comparative historical analysis of similar programs launched since the nineties in Brazil; a detailed case study of the program execution model; the development of a typology to group the different areas added to the program in time; a comparative analysis of the budget expenditures (actual vs. planned) for projects inside and outside the program; and interviews with civil service staff involved in running the program. It turns out that PAC was a breakthrough, compared to previous programs – a situation made possible by improvements in the State finances as the program was launched, and the willingness of the government at the time to increase public spending. The execution model adopted by the program has increased the capacity of line ministries to deliver, while the instruments used to handle delivery hindrances – notable among them the so-called “situation rooms” – were helpful, allowing for an improvement in the budget execution rates, compared to previous plans. On the other hand, the execution model has allowed for the entry of a relevant number of projects which had not enough maturity to be started – what led to various problems in their implementation. The increase in the number of areas covered by the program in time has stripped it of the priority character that it had at start, and there’s been a lack of concern for the long-term budget implications of the growing portfolio – a situation that has led to the pulverization of budget allocation and growing delivery delays – particularly in a situation of fiscal hardship such as the current one. As a conclusion, it’s clear that the instruments adopted within PAC to ease the budget execution were successful, but the project selection process needs to be overhauled, as well as the planning and budget tools used to handle infrastructure projects.

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PINTO, Marcos Cesar de Oliveira. Uma história de dois PACs: a gestão dos investimentos públicos em infraestrutura a partir do Programa de Aceleração do Crescimento. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2018.

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