Publicação:
Vulnerabilidade, pobreza e a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) do Distrito Federal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

30

Última página

51

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil - Distrito Federal

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
PNUD

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar relações de precedência entre os principais componentes correlacionados à situação de vulnerabilidade dos habitantes do Distrito Federal, mensurada pelo percentual de pessoas em situação de pobreza. O estudo compreende uma análise descritiva do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e das variáveis explicativas da vulnerabilidade, além de verificar dependências espaciais, para as 233 Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs). Dentre os principais resultados, destaca-se que, estar desocupado entre 25 e 29 anos, a ocorrência de gravidez na adolescência, o acesso inadequado à água e esgoto tratados são elementos que antecedem e se correlacionam positivamente com a vulnerabilidade. Reconhecendo-se a relação de retroalimentação entre a vulnerabilidade e as variáveis explicativas a ela associadas, procedeu-se uma análise para verificar a precedência temporal existente. Apenas a gravidez na adolescência não precede temporalmente a vulnerabilidade. Com relação à dependência espacial, verifica-se que as áreas periféricas apontam para uma replicação de situações mais adversas, enquanto no centro o movimento contrário é observado.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

OLIVEIRA, Flávio Gonçalves de et al. Vulnerabilidade, pobreza e a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) do Distrito Federal. In: BOLZON, Andréa (coord.). Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil: coletânea de artigos. Brasília, DF: PNUD; Ipea; FJP, 2015. p. 35-51. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19627

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil : coletânea de artigos
(Ipea, 2015) Bolzon, Andréa; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Fundação João Pinheiro; Andréa Bolzon
Coletânea de artigos composta de onze textos vencedores do Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano 2015, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os artigos tratam de diversos temas e abordam problematizações sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), bem como cruzamentos com vulnerabilidade social e pobreza, estudos regionais, mortalidade de jovens, pobreza multidimensional, bem-estar urbano, sustentabilidade e gestão pública municipal, entre outros. Visa lembrar alguns pontos de referência básicos do eixo de racionalização da gestão, amplamente subutilizado apesar de previsto na lei, que são as políticas descentralizadas de gestão do desenvolvimento.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais