Publicação: Intervenção estatal e desigualdades regionais no Brasil : contribuições ao debate contemporâneo
Carregando...
Paginação
Primeira página
375
Última página
436
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1990 - 2002
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O trabalho investiga as conexões entre a crise da intervenção estatal brasileira na última década e as desigualdades regionais. Para tal, uma análise do papel do Estado brasileiro nas últimas três décadas é empreendida com ênfase: i) no gasto em investimento das administrações públicas e das empresas estatais (nas três esferas de governo); e ii) na oferta de crédito do governo ao setor privado – BNDES, crédito rural, crédito habitacional e instrumentos de política regional (fundos constitucionais e fundos fiscais). Pretende-se, desse modo, evidenciar que a intervenção governamental para minorar as disparidades entre regiões tem perdido importância no sentido de atuar na definição de trajetórias de crescimento para as economias regionais. As taxas de ex pansão dos Produtos regionais entre 1990-2002 são, regra geral, menores que as verificadas sob a etapa desenvolvimentista de intervenção estatal e inferiores às da década de 1980 (a chamada “década perdida”). Explica-se, em parte, por meio dos mecanismos analisados, porque o processo de convergência dos PIBs per capita regionais perdeu ímpeto desde 1985.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
MONTEIRO NETO, Aristides. Intervenção estatal e desigualdades regionais no Brasil: contribuições ao debate contemporâneo. In: CARVALHO, Alexandre Xavier Ywata; OLIVEIRA, Carlos Wagner de Albuquerque; MOTA, José Aroudo; PIANCASTELLI, Marcelo (org.). Ensaios de economia regional e urbana. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2007. p. 375-436. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19732
Aviso
Notas
Este trabalho é tributário da discussão sobre o padrão de intervenção estatal na questão regional brasileira consolidada desde a década de 1990 desenvolvida em minha tese de doutoramento defendida no Instituto de Economia da Unicamp/SP, em dezembro de 2005, sob o título “Desenvolvimento regional em crise: políticas econômicas liberais e restrições à intervenção estatal no Brasil dos anos 90”.
