Publication:
Urban insertion of government housing projects : everyday mobility and land use

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

271 - 302

item.page.description.firstpage

item.page.description.lastpage

Date

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

eng

item.page.coverage.spatial

Brasil

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

item.page.title.alternative

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.contributor.other

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

O capítulo examina a inserção urbana dos empreendimentos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), destacando os impactos da localização periférica sobre mobilidade cotidiana e uso do solo. Analisa como a priorização da quantidade e velocidade de construção, em detrimento da qualidade e integração urbana, reforça a segregação socioespacial e aumenta os tempos de deslocamento para áreas centrais, onde se concentram empregos e serviços. Apresenta estudos de caso em Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia, evidenciando desafios para políticas habitacionais que conciliem acesso à moradia e mobilidade sustentável.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.vcipea

item.page.subject.otherlanguages

Citation

LINKE, Clarisse Cunha et al. Urban insertion of government housing projects : everyday mobility and land use. In.: BALBIM, Renato Nunes; KRAUSE, Cleandro Henrique; LINKE, Clarisse Cunha (ed.). City and movement: mobilities and interactions in urban development. Brasília, DF: Ipea: ITDP, 2016. p. 261-291. Available at: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19565

item.page.description.version

Description

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

item.page.relation.references

organization.page.relation.references

Book Chapter

Item type:book.listelement.badge,
City and movement : mobilities and interactions in urban development
(Ipea, 2016) Balbim, Renato Nunes ; Krause, Cleandro Henrique ; Linke, Clarisse Cunha ; Renato Balbim; Cleandro Krause; Clarisse Cunha Linke
O livro reúne treze capítulos, que abordam o tema da cidade e do desenvolvimento urbano a partir da lógica dos movimentos. Tratam desde a criação de vazios urbanos e do processo de periferização, como resultante de dinâmicas e pactos do setor imobiliário e das políticas públicas de habitação e urbanização, até a compreensão de como as formas urbanas estão associadas às escolhas políticas de modos e meios de deslocamento, tratando de seus impactos nas condições de realização dos demais modos, além das outras formas de mobilidade.

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais