Publicação:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar e a construção de mercados na agricultura familiara de territórios da cidadania Alto Oeste Potiguar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

item.page.date.journal

item.page.series.date

item.page.events.date

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil - Rio Grande do Norte

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.degree.level

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

The National School Food Program (PNAE) and the construction of markets in family in the territory Alto Oeste Potiguar, El Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) y la construcción de mercados en la agricultura familiar en el território Alto Oeste Potiguar

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar limites e desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação (PNAE/MEC), para a construção de mercados e como política de inclusão na agricultura familiar do Território da Cidadania Alto Oeste Potiguar, no Rio Grande do Norte. A metodologia consistiu da identificação e sistematização de informações secundárias e primárias obtidas por meio da pesquisa no território de 2013 e 2020, além das levantadas no Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a 2017, sobre crédito, extensionismo e organização coletiva. Como resultado, a pesquisa constatou agricultura familiar ainda frágil, que desenvolve atividades econômicas em estruturas de bases precárias, o que torna necessária a estruturação coordenada dos sistemas agroalimentares locais e mais diversificados, com vistas a aumentar a produção e ampliar a oferta de alimentos para o PNAE. Espera-se, com isso, que o programa possa contribuir ainda mais com a construção dos mercados no território e promover a inclusão dos agricultores familiares. Assim, as carências de estruturas de produção, extensionismo e organização coletiva identificadas, o que limita a construção de mercados, podem ser mitigadas com o acesso dos agricultores familiares às políticas de desenvolvimento rural; entre estas, a de crédito. Concluindo, foi constatado maior acesso aos recursos do PNAE nos municípios com menor população, nos quais em alguns se chega a alcançar quase 50% da população estudantil total, considerando-se apenas os alunos declarados no Território da Cidadania Alto Oeste Potiguar

Resumo traduzido

The objective is to analyze limits and challenges of the National School Feeding Program (PNAE) for the construction of markets and as an inclusion policy in family farming in the Alto Oeste Potiguar territory, in Rio Grande do Norte, Brazil. The methodology consisted of systematizing secondary and primary information obtained through research in the years 2013 and 2020, in addition to that collected in the 2017 Agricultural Census, from IBGE, on credit, extensionism and collective organization. As a result, the research found that family farming is still fragile, which develops economic activities in structures with precarious bases, which makes it necessary to coordinate the structuring of local and more diversified agri-food systems, with a view to increasing production and expanding the supply of food to the PNAE. With this, it is hoped that the PNAE can contribute even more to the construction of markets in the Alto Oeste Potiguar territory and promote the inclusion of family farmers. And the identified lack of production structures, extensionism and collective organization, which limits the construction of markets, can be mitigated with family farmers’ access to rural development policies, including credit. In conclusion, greater access to PNAE resources was found in municipalities with a smaller population, where in some it reached almost 50% of the total student, considering only students declared in the Alto Oeste Potiguar territory.

Notas

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Scopus ID

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

NUNES, Emanoel Márcio; MORAIS, Adriano Costa de; ARAUJO, Ionara Jane de. O Programa nacional de alimentação escolar e a construção de mercados na agricultura familiara de territórios da cidadania Alto Oeste Potiguar. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 67, p. 101-132, jul./set. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp67art4

Aviso

Notas

item.page.description.series

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16444

Publicações relacionadas / semelhantes

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais