Publicação: O Programa Nacional de Alimentação Escolar e a construção de mercados na agricultura familiara de territórios da cidadania Alto Oeste Potiguar
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
item.page.series.date
item.page.events.date
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil - Rio Grande do Norte
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
Tipo
item.page.degree.level
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
The National School Food Program (PNAE) and the construction of markets in family in the territory Alto Oeste Potiguar, El Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) y la construcción de mercados en la agricultura familiar en el território Alto Oeste Potiguar
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar limites e desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar do
Ministério da Educação (PNAE/MEC), para a construção de mercados e como política de inclusão na
agricultura familiar do Território da Cidadania Alto Oeste Potiguar, no Rio Grande do Norte. A metodologia
consistiu da identificação e sistematização de informações secundárias e primárias obtidas por meio
da pesquisa no território de 2013 e 2020, além das levantadas no Censo Agropecuário do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a 2017, sobre crédito, extensionismo e organização
coletiva. Como resultado, a pesquisa constatou agricultura familiar ainda frágil, que desenvolve atividades
econômicas em estruturas de bases precárias, o que torna necessária a estruturação coordenada dos
sistemas agroalimentares locais e mais diversificados, com vistas a aumentar a produção e ampliar a
oferta de alimentos para o PNAE. Espera-se, com isso, que o programa possa contribuir ainda mais
com a construção dos mercados no território e promover a inclusão dos agricultores familiares. Assim,
as carências de estruturas de produção, extensionismo e organização coletiva identificadas, o que
limita a construção de mercados, podem ser mitigadas com o acesso dos agricultores familiares às
políticas de desenvolvimento rural; entre estas, a de crédito. Concluindo, foi constatado maior acesso
aos recursos do PNAE nos municípios com menor população, nos quais em alguns se chega a alcançar
quase 50% da população estudantil total, considerando-se apenas os alunos declarados no Território
da Cidadania Alto Oeste Potiguar
Resumo traduzido
The objective is to analyze limits and challenges of the National School Feeding Program (PNAE) for the construction of markets and as an inclusion policy in family farming in the Alto Oeste Potiguar territory, in Rio Grande do Norte, Brazil. The methodology consisted of systematizing secondary and primary information obtained through research in the years 2013 and 2020, in addition to that collected in the 2017 Agricultural Census, from IBGE, on credit, extensionism and collective
organization. As a result, the research found that family farming is still fragile, which develops
economic activities in structures with precarious bases, which makes it necessary to coordinate the
structuring of local and more diversified agri-food systems, with a view to increasing production and
expanding the supply of food to the PNAE. With this, it is hoped that the PNAE can contribute even
more to the construction of markets in the Alto Oeste Potiguar territory and promote the inclusion
of family farmers. And the identified lack of production structures, extensionism and collective
organization, which limits the construction of markets, can be mitigated with family farmers’ access
to rural development policies, including credit. In conclusion, greater access to PNAE resources was
found in municipalities with a smaller population, where in some it reached almost 50% of the total
student, considering only students declared in the Alto Oeste Potiguar territory.
Notas
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Scopus ID
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
NUNES, Emanoel Márcio; MORAIS, Adriano Costa de; ARAUJO, Ionara Jane de. O Programa nacional de alimentação escolar e a construção de mercados na agricultura familiara de territórios da cidadania Alto Oeste Potiguar. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 67, p. 101-132, jul./set. 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp67art4
Aviso
Notas
item.page.description.series
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16444