Publicação: Cultura
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Contribui com a construção de uma agenda das políticas culturais no Brasil para os próximos anos, através da identificação de pautas relevantes e dos desafios a serem enfrentados pelo setor. A prospecção é considerada uma importante técnica para o planejamento, uma forma usual de se preparar para o futuro. Ao refletir-se sobre o futuro, o olhar para o passado se faz presente e tem função analítica, pois nos auxilia no exame do contexto atual e das mudanças que se pretende alcançar. Contudo, o olhar para o passado não é necessário para se chegar à conclusão já sabida de que o setor cultural apresenta carências e demandas superiores a qualquer possibilidade pública de atendê-las - a tônica da política cultural é da falta, agora agravada pelos acontecimentos recentes. O texto está organizado em três partes para além da introdução. A seção seguinte aborda as políticas culturais colocadas em prática como consequência da ação do parlamento brasileiro ocorrida no período recente no campo da cultura, catalisadas pela reação do legislativo aos impactos da pandemia COVID-19 no setor, mas que não se esgotam nesse escopo, a saber, Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Complementar nº 195 e Lei nº 14.399, ambas de 8 de julho de 2022. O impacto imediato - e potencial - destas três leis, principalmente da Lei nº 14.399/2022 (mais conhecida como Lei Aldir Blanc 2), sobre todo o setor cultural e sobre as relações federativas entre as três esferas de governo nesse âmbito, é o objetivo central da terceira parte do texto. Por fim, a última seção apresenta as considerações finais a respeito das tensões e perspectivas a serem endereçadas pelas políticas públicas no setor cultural.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
SILVA, Frederico Augusto Barbosa da, ZIVIANI, Paula. Cultura. POLÍTICAS SOCIAIS: Acompanhamento e Análise. Brasília, DF: Ipea, n. 30, 2023. ISSN 1518-4285.
