Publicação: O Papel da educação no desenvolvimento como liberdade : uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul
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Titulo alternativo
The Role of education in development as freedom : a compared analysis of Finland and South Korea, El Papel de la educación en el desarrollo como libertad : un análisis comparado de Finlandia y Corea del Sur, Le Rôle de l’éducation dans le développement comme liberte : une analyse comparée de la Finlande et de La Corée du Sud
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Resumo
Adotando como referência a abordagem de desenvolvimento como liberdade, de Amartya Sen, comparam-se Finlândia e Coreia do Sul, dois países que priorizaram investimentos em educação ao longo de décadas, período que coincidiu com um grande salto em seu nível de desenvolvimento. Embora ambos os países tenham sido capazes de erguer sistemas de educação considerados de alto padrão, apoiaram-se em princípios absolutamente diferentes para atingi-los. Analisam-se as motivações para os maciços investimentos educacionais na Coreia do Sul e na Finlândia e se apresenta a configuração atual dos seus sistemas educacionais, com alguns elementos de sua evolução histórica. Procura-se, então, avaliar em que medida os sistemas educacionais desencadeiam consequências mais amplas do que resultados em provas de
proficiência – efeitos desejáveis ou não dentro da perspectiva de desenvolvimento adotada. Para isto, recorre-se a indicadores de qualidade de vida dos alunos, extraídos da edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês, Programme for International Student Assessment – Pisa), bem como àqueles de percepção de qualidade da sociedade, oriundos do Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos (em inglês, Programme for the International Assessment of Adult Competencies – PIAAC), de 2011-2012. Conclui-se que o sistema educacional finlandês está mais afinado ao conceito de desenvolvimento como liberdade.
Resumo traduzido
Adopting as a benchmark Amartya Sen’s concept of development as freedom, we compare Finland and South Korea, two countries that gave priority to investments in education for decades, which coincided with a major improvement in their development level. While both countries have been capable of raising world-class educational systems, the principles which guided each country were opposed. We analyze the motivations for South Korea and Finland to invest massively in education, and we present the current configuration of their educational systems, with some elements of their historical evolution. Then we evaluate to what extent the educational systems trigger consequences beyond proficiency exams – desirable or not according to a given concept of development. To this end, we employ indicators of students’ quality of life, extracted from the Programme for International Student Assessment (Pisa) 2015 edition, as well as indicators of perceptions of quality of society, coming from the Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC) 2011-2012. We conclude that the Finnish educational system is more in tune with the concept of development as freedom.
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WALTENBERG, Fábio Domingues; MARTINS, Fernanda Scarparo. O Papel da educação no desenvolvimento como liberdade : uma análise comparada de Finlândia e Coreia do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 56, p. 283-321, out./dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp56art10
