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Revisando o desenvolvimento em educação dos municípios brasileiros : uma nova proposta de mensuração

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Reviewing education development in Brazil : a new measurement proposal, Revisión del desarrollo en educación de los municipios brasileños : una nueva propuesta de medición

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Resumo

O capital humano é considerado um dos principais fatores para o desenvolvimento humano e econômico. Neste sentido, diversos países buscam, por meio de uma série de indicadores, averiguar continuamente a realidade educacional de seus habitantes. No Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal -Educação (IDHM-Educação) e o Índice Firjan de Desenvolvimento MunicipalEducação (IFDM-Educação) são dois dos principais indicadores utilizados para este propósito. Este estudo tem como objetivo propor um novo índice capaz de explicar o desenvolvimento humano em educação para os municípios brasileiros, por meio da técnica de análise fatorial e incluindo importantes dimensões educacionais, as quais não são consideradas nos índices supracitados. Os resultados permitiram realizar análises mais acuradas das especificidades da rede de ensino dos municípios. O desenvolvimento humano em educação dos municípios do Brasil, medido pelo índice aqui proposto, apresenta resultados estatisticamente menores em comparação ao IDHM e IFDM e, portanto, conclui-se que esses dois indicadores podem não estar refletindo toda a realidade e complexidade do sistema educacional brasileiro ao desconsiderar importantes indicadores.

Resumo traduzido

Human capital is considered one of the main factors for human and economic development. In this sense, several countries seek, through a series of indicators, to continuously investigate the educational reality of their inhabitants. In Brazil, for example, the Municipal Human Development Index-Education (IDHM-Education) and the Municipal Development Firjan Index-Education (IFDMEducational) are two of the main indicators used for this purpose. The present study aims to propose a new index to explain human development in education for the Brazilian municipalities through the technique of factor analysis, including important educational dimensions that are not considered in the aforementioned indexes. The results allowed to accurately analyze specificities of municipateaching system. Our index presents results relatively lower results compared to IDHM and IFDM. Therefore, we conclude that these indicators may not properly reflect the reality and complexity of Brazilian educational system, when ignore important indicators.

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