Publicação: Percepção e qualidade : o acesso à internet banda larga e a avaliação dos consumidores à luz da teoria da perspectiva
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2021-09-30
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Resumo
A qualidade é um dos atributos essenciais dos serviços de telecomunicações, tradicionalmente medida por meio de dados coletados sobre características relevantes acerca da prestação do serviço, e por meio de surveys onde os consumidores são indagados acerca de sua experiência. O estudo tem por finalidade verificar o efeito da taxa de transmissão de dados de download (TxD) sobre o grau de satisfação dos consumidores do Serviço de Comunicação Multimídia, conhecido como banda larga fixa, avaliando-se se essa relação é adequadamente explicada pelas três características cognitivas que, segundo a teoria da perspectiva (Kahnemann; Tversky, 1979), orientam a tomada de decisões pelas pessoas. São utilizados dados secundários agregados de Pesquisas de Satisfação e Qualidade Percebida realizadas anualmente e medições coletadas em modens instalados em domicílios de consumidores, ambos produzidos pela Agência Nacional de Telecomunicações no Brasil, entre 2018 e 2020. Em linha com a primeira característica cognitiva da teoria da perspectiva, os resultados sugerem que os consumidores avaliam sua satisfação com o serviço a partir de um ponto de referência neutro, associado no estudo à taxa de transmissão de dados de download contratada. Os resultados também indicam a aderência à segunda característica cognitiva, sugerindo que a sensibilidade dos consumidores decresce à medida que aumentam ou diminuem os estímulos a que são submetidos. Adicionalmente, testes diretos não apresentaram resultados significativos que indicassem a aderência dos dados à terceira característica cognitiva. Todavia, relações percebidas incidentalmente durante o teste da segunda característica cognitiva insinuam que a satisfação dos consumidores é mais fortemente influenciada pela entrega de valores de TxD abaixo da taxa contratada, do que por valores de TxD entregues acima da taxa contratada, sugerindo a aversão dos consumidores a perdas e, portanto, a aderência dos dados à terceira característica cognitiva. Ressalta-se, entretanto, que não são robustos os achados relativos ao teste da primeira característica cognitiva, bem como da segunda característica cognitiva - no que tange à afirmação de que diminuições sucessivas nas médias de TxD acarretam perdas decrescentes de satisfação nos consumidores. Contudo, o mesmo não se pode afirmar quanto à segunda característica cognitiva, no que diz respeito à afirmação de que aumentos sucessivos nas médias de TxD acarretam ganhos decrescentes de satisfação nos consumidores, que demonstrou robustez inclusive para os resultados incidentais que insinuaram a aderência dos dados à terceira característica cognitiva.
Resumo traduzido
Quality is one of the essential attributes of telecommunications services, traditionally measured through data collected on relevant characteristics about the provision of the service, and through surveys where consumers are asked about their experience. The purpose of the study is to verify the effect of the download data transmission rate (TxD) on the degree of satisfaction of consumers of the Multimedia Communication Service, known as fixed broadband, evaluating whether this relationship is adequately explained by the three characteristics which, according to prospect theory (Kahnemann; Tversky, 1979), guide people's decision-making. Aggregate secondary data from Satisfaction and Perceived Quality Surveys conducted annually and measurements collected in modems installed in consumers' homes are used, both produced by the National Telecommunications Agency in Brazil, between 2018 and 2020. From the perspective of first cognitive characteristic, the results suggest that consumers assess their satisfaction with service from a neutral reference point, associated in the study with the contracted download data transmission rate. The results also indicate adherence to the second cognitive characteristic, suggesting the reduce of consumers' sensitivity as increase or decrease the stimuli to which they are submitted. Additionally, direct tests did not show significant results indicating data adherence to the third cognitive characteristic. Nevertheless, relationships incidentally perceived during the second cognitive characteristic test suggest that consumer satisfaction is more strongly influenced by the delivery of TxD values below the contracted rate than by TxD values delivered above the contracted rate, suggesting consumers' aversion losses and, therefore, the adherence of data to the third cognitive characteristic. It´s noteworthy, however, that the findings related to the test of the first cognitive characteristic, as well as the second cognitive characteristic (regard to the assertion that successive decreases in TxD means lead to decreasing losses in consumer satisfaction) are not robust. Yet, the same cannot be said about the second cognitive characteristic, with regard to the statement that successive increases in the TxD averages lead to decreasing gains in consumer satisfaction, which demonstrated robustness even for the incidental results that suggested the adherence of data to the third cognitive characteristic.
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SANTOS, Paulo Sávio Leite. Percepção e qualidade: o acesso à internet banda larga e a avaliação dos consumidores à luz da teoria da perspectiva. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2021.