Educação

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17409

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 776
  • Item
    Eficiência e custos das escolas de nível médio : um estudo piloto na Guanabara
    (Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1971) Castro, Claudio de Moura
    No Brasil a experiência com métodos quantitativos em educação é bastante recente, e nesse sentido o presente estudo representa uma importante contribuição a esse campo quase que totalmente inexplorado. Sua principal característica é a apresentação e teste empírico de um esquema de avaliação e desempenho. Apesar de se referir a um aspecto bastante específico, qual seja Educação Secundária na região compreendida pelo antigo Estado da Guanabara, a pesquisa evidencia claramente que o assunto merece uma investigação mais aprofundada, inclusive de estudos de casos em outros Estados.
  • Item
    Análises situacionais e retrospectivas : educação
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-06) Campos, Andre Gambier; Matijascic, Milko; Nascimento, Paulo Augusto Meyer Matos; Rolon, Carolina Esther Kotovicz
    Este relatório institucional integra a série Análises situacionais e retrospectivas, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no início de 2025. Trata-se de textos breves, produzidos ao longo do primeiro semestre de 2024, com o objetivo de subsidiar a elaboração da Estratégia Nacional de Longo Prazo (Estratégia Brasil 2050).
  • Item
    Ensino técnico : desempenho e custos
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1972) Castro, Claudio de Moura; Assis, Milton Pereira de; Oliveira, Sandra Furtado de
    Estima os custos educacionais de uma série de estabelecimentos de ensino técnico e oferece um manual de cálculo desses custos, no qual são apresentados padrões de comparação (bench-marks) aos pesquisadores e administradores desses estabelecimentos. É um esforço original, baseado em exaustiva coleta e análise de dados estatísticos e informações referentes a estabelecimentos de ensino técnico, quer isolados, quer funcionando em uma firma industrial, nos Estados da Guanabara e em São Paulo. Os resultados obtidos são típicos dos casos estudados devendo, pois, ser aplicados "judiciosamente" quando se quizer fazer ilações para o sistema de educação técnica como um todo. Grande parte do esforço de pesquisa deste estudo foi destinado à estimação dos custos sociais diretos da educação.
  • Item
    Crianças e adolescentes : excluídos da infância e da adolescência
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1996) Sabóia, Ana Lúcia
    Discute a exclusão de crianças e adolescentes no Brasil, destacando que a concentração de renda e a pobreza extrema afetam gravemente a saúde, nutrição e educação dessa população; a desigualdade regional é evidente, com o Nordeste apresentando taxas de pobreza e analfabetismo muito superiores às do Sudeste; o trabalho infantil é prevalente, especialmente entre os mais pobres, e compromete a escolarização e o futuro dessas crianças; a falta de acesso a serviços básicos como saneamento também agrava a situação, e a necessidade de políticas públicas eficazes para romper o ciclo da pobreza é urgente.
  • Item
    Uso intensivo do espaço escolar (versão preliminar)
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1966) Brasil. Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea)
    Aborda a utilização racional do espaço escolar para maximizar o aproveitamento dos alunos. Ela discute a necessidade de adaptar o espaço disponível nas escolas para acomodar o maior número de alunos possível, sem prejudicar o rendimento escolar. Propõe soluções como a divisão dos alunos em turmas homogêneas, o uso de turnos e atividades extracurriculares para otimizar o uso das salas de aula. Além disso, sugere a modificação do calendário escolar para atender às necessidades regionais e minimizar a evasão escolar durante períodos de colheita. A página também destaca a importância de uma alimentação adequada para o desempenho escolar e a necessidade de instalações especializadas para o ensino médio.
  • Item
    A Liderança negra nos grupos de pesquisa no Brasil : um panorama por áreas de STEM de 2000 a 2023
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-05) Chiarini, Tulio; Pereira, Larissa de Souza; Silva, Leandro Alves
    O relatório Science: the endless frontier publicado em 1945 foi um marco ao reconhecer o potencial inovador do conhecimento em áreas como ciência, tecnologia e engenharia, embora o termo STEM (acrônimo para science, technology, engineering e mathematics) só tenha sido cunhado no início dos anos 2000. Esse relatório reconheceu a relevância tanto de homens quanto de mulheres para o avanço da ciência e de não limitar o conhecimento científico por questões raciais. Apesar disso, a literatura aponta que, tanto nos Estados Unidos quanto em diversos países, desequilíbrio de gênero e desigualdades raciais persistem nas áreas de STEM. Este estudo visa analisar a participação negra (pretos e pardos) na liderança dos grupos de pesquisa dessa área no período 2000-2023, preenchendo uma lacuna na literatura. Os dados indicam que houve redução na participação de líderes de grupos de pesquisa nas áreas de STEM ao longo do tempo. Durante o período analisado, homens brancos concentraram a maior parte das lideranças em comparação com mulheres e pessoas negras, apesar de estas terem ampliado sua participação.
  • Item
    Empreendedorismo de doutores : análise dos sócios e gestores de organizações recém-egressos do doutorado no Brasil
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-05) Colombo, Daniel Gama e
    Este artigo apresenta uma primeira análise do empreendedorismo dos doutores titulados em universidades brasileiras no biênio 2021-2022, investigando aqueles que eram sócios ou gestores de pessoas jurídicas no país em meados de 2024. A análise baseia-se em microdados de discentes da pós-graduação e do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Os resultados sugerem que aproximadamente 15% dos doutores tornaram-se empreendedores nesse período, com uma prevalência daqueles formados em áreas profissionais (direito, medicina e odontologia). As firmas e pessoas jurídicas com participação de doutores em geral são microempresas ou empresas de pequeno porte, com maior incidência de sociedades empresariais limitadas.
  • Item
    Aspectos gerais dos recursos humanos do nordeste
    (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), 1984) Brasil. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea)
    O documento apresenta a proposta metodológica elaborada no âmbito da Comissão Interministerial criada em 1982 para redefinir a política de desenvolvimento rural do Nordeste brasileiro. Trata-se de um desdobramento das diretrizes interministeriais definidas por MINTER, SUDENE, MINAGRI e SEPLAN/PR, com participação do BIRD e da OEA. O texto destaca a atuação dos Grupos de Trabalho encarregados de revisar políticas regionais, instrumentos operacionais e programas especiais, com ênfase neste volume ao segmento educacional, abordado sob responsabilidade da SUDENE. Propõe-se uma abordagem descentralizada, participativa e metodologicamente orientada para considerar as especificidades sociais e econômicas do meio rural nordestino, especialmente no tocante à alfabetização e ao uso de materiais educativos adequados à realidade local.
  • Item
    Escolaridade feminina e mercado de trabalho informal brasileiro : uma análise segundo a raça
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-08) Manoel, Ana Carolina Nolasco Milheiro; Teixeira, Evandro Camargos
    Este estudo tem como objetivo central analisar o efeito da educação sobre a probabilidade de atuação de mulheres negras e brancas no mercado de trabalho informal, por meio da estimação de um modelo logit binomial. Para verificar essa relação, foram utilizados dados da Pesquisa Na-cional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua para o ano de 2019. Os resultados revelaram que a educação impacta negativamente a probabilidade de emprego feminino no mercado de trabalho informal e, em comparação às mulheres brancas, apresenta efeitos substancialmente mais expressivos sobre as mulheres negras.
  • Item
    Análise da evasão de alunos de cursos da educação a distância e presenciais da coorte de 2010 no Brasil
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-08) Saccaro, Alice; Waltenberg, Fábio
    A partir do fim da década de 1990, o ensino superior expandiu-se significativamente no Brasil. Em 2000, havia pouco mais de 5 mil alunos matriculados em cursos a distância, contra quase 900 mil em cursos presenciais; em 2017, os números subiram para quase 1 milhão e pouco mais de 2 milhões, respectivamente. As taxas de evasão nos cursos a distância têm sido sistematicamente maiores do que nos cursos presenciais. Com dados do Censo da Educação Superior, comparamos as taxas de evasão dos alunos das duas modalidades e investigamos em que medida atividades complementares e apoio financeiro se correlacionam com a evasão ao longo dos anos. Métodos de pareamento e análise de sobrevivência são empregados. Como principal resultado, observamos que os alunos da educação a distância (EAD) têm uma permanência mais curta na universidade do que os da educação presencial. Além disso, os alunos que recebem apoio financeiro ou participam de atividades complementares têm permanência mais longa na universidade.
  • Item
    As competências matemáticas no mercado de trabalho brasileiro : o papel da escolaridade e implicações para os rendimentos
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-04) Reis, Maurício Cortez
    Em muitas ocupações, possuir competências matemáticas é considerado um requisito necessário para que os trabalhadores tenham um desempenho adequado. Para a elevada proporção de trabalhadores pouco qualificados no Brasil, essa condição pode impor barreiras no acesso a melhores ocupações e comprometer o desempenho no mercado de trabalho. Esse artigo tem como objetivo analisar de que maneira a importância atribuída aos conhecimentos em matemática ou a capacidade para trabalhar com números está atrelada aos rendimentos, e como a escolaridade pode influenciar esse processo. Os resultados indicam que as ocupações mais relacionadas com a matemática normalmente oferecem remunerações mais altas, e que uma escolaridade mais elevada parece não apenas facilitar o acesso a esse tipo de ocupação, como também contribui para um diferencial de rendimentos mais acentuado em comparação aos menos escolarizados do que o verificado nas ocupações que não valorizam as competências matemáticas.
  • Item
    Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica, a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-04) Kubota, Luis Claudio; Rosa, Mauricio Benedeti
    O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática, medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar a contribuição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas, a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais variáveis com associação positiva para as notas de matemática no Saeb são a existência de exame de ingresso e o Indicador de Nível Socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Por um lado, o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb. Por outro lado, os coeficientes das premiações na OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos.
  • Item
    Compras da agricultura familiar para a alimentação escolar no Brasil : aspectos normativos e desempenho entre as unidades federativas de 2013 a 2019
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025) Silva, Sandro Pereira
    Este capítulo problematiza a trajetória de adequação das estruturas administrativas subnacionais para o cumprimento de uma inovação normativa específica, inserida no marco institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
  • Item
    Hipóteses para o desenho de estratégias de desenvolvimento educacional : o caso da educação rural no Nordeste
    (Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1985-03) Gusso, Divonzir Arthur
    Questiona a baixa cobertura da rede escolar rural no Nordeste. Analisa a proposta de desenvolvimento educacional do Governo Federal para eliminar o déficit de escolarização, notadamente nas áreas rurais mais pobres do país. Analisa a necessidade da expansão da rede escolar, da mudança pedagógica e do retorno à prática do planejamento.
  • Item
    Análise dos principais problemas da educação brasileira : volume I
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1978-11) Centro Nacional de Recursos Humanos (Brasil)
    Analisa os principais problemas da educação brasileira considerando de um lado, o acesso de diferentes grupos sociais ao sistema educacional, especialmente os de baixa renda, e de outro, as respostas do sistema educacional aos objetivos do desenvolvimento social, especialmente no que se refere à formação integral do homem, à formação de recursos humanos e à contribuição da educação ao desenvolvimento do potencial científico e tecnológico. O estudo visa contribuir na formulação de políticas e diretrizes, programas e projetos relacionados com o desenvolvimento educacional do país.
  • Item
    Política de educação infantil no Brasil
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1995-01) Demo, Pedro
    Busca caracterizar a situação, algumas condições e grandes desafios da educação infantil no Brasil.
  • Item
    Determinants of academic performance in Brazilian public higher education : a multilevel analysis
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023-12) Santos, Priscila Soares dos; Oliveira, Sibele Vasconcelos de; Becker, Kalinca Leia
    O objetivo do estudo é analisar se existe um efeito multinível sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior de 2016 a 2018 e estimado um modelo hierárquico de três níveis: alunos, cursos e instituições de ensino superior. Foram utilizadas na análise, características sociais e econômicas dos alunos e especificidades dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Foi observado que questões como o sexo, a idade, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas dos alunos influenciam no desempenho no exame. Observou-se que o turno dos cursos, a área de concentração e a região em que se localizam também podem afetar o desempenho discente. Além disso, cursos localizados nas capitais brasileiras possuem um maior desempenho discente.
  • Item
    Divergências e convergências nos discursos discentes e docentes : particularidades do esporte escolar em uma região fronteiriça
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-08) Pacola, Gilson; Golin, Carlo Henrique; Rizzo, Deyvid Tenner de Souza; Zaim-de-Melo, Rogério
    Este artigo apresenta os principais pontos divergentes e convergentes nos discursos discentes e docentes sobre os projetos esportivos públicos desenvolvidos no contraturno escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, município este que possui características peculiares devido à sua condição fronteiriça (Brasil-Bolívia). Para tal, o trabalho focou na dinâmica local de fronteira, em especial para diagnosticar três vertentes: i) a compreensão dos alunos que estudam no Brasil e moram na Bolívia, normalmente chamados de discentes em situação pendular, sobre o acesso ao esporte escolar oferecido gratuitamente; ii) o entendimento dos professores sobre a participação desse público específico (pendular) na política pública local de esporte escolar; e iii) a triangulação de ambas as visões (discente e docente) sobre a política pública local de esporte escolar. Assim, foram realizadas entrevistas com os dois grupos, dos quais participaram onze alunos (pendulares) e onze docentes de três escolas da Reme. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos em situação pendular nos projetos públicos de esporte escolar, sobretudo em decorrência de: falta de transporte; precariedade e/ou inexistência de infraestrutura esportiva; falta de vivência prévia para acesso ao esporte escolar; e diferentes formas de percepção do esporte praticado no Brasil e na Bolívia. Por fim, observa-se que existe a necessidade de o poder público local implementar políticas públicas diferenciadas, especialmente para atender às inúmeras demandas e fluxos dos alunos pendulares devido à fronteira Brasil-Bolívia, bem como oportunizar aos docentes formações continuadas específicas para o acolhimento dos alunos fronteiriços.
  • Item
    A Alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas da fronteira Brasil - Bolívia : possibilidades e desafios
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-08) Claros, Kamile Frias; Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
    Este artigo aborda a alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas de Corumbá localizadas na fronteira Brasil-Bolívia, trazendo alguns resultados da pesquisa sobre a formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as) da rede municipal de ensino de Corumbá, Mato Grosso do Sul, que atuam em turmas em que há alunos que não têm a língua portuguesa como língua materna. Numa abordagem qualitativa, os dados foram produzidos a partir de entrevista com oito alfabetizadores, analisada por meio de alguns elementos da análise de conteúdo da vertente francesa, buscando as recorrências nos depoimentos dos(as) participantes. Da análise empreendida percebeu-se que há poucos materiais disponibilizados, tais como jogos, livros de literatura infantil, que contemplem o contexto boliviano. Os(as) professores(as) buscam pesquisar na internet textos, cursos, vídeos que possam contribuir em suas práticas de alfabetização em contextos de diversidade fronteiriça. A maioria não tem conhecimento da língua espanhola, tornando um desafio para a relação professor-aluno, mas ficou evidenciado que buscam formas de comunicação, e o tempo de exercício na docência tem contribuído. Este estudo buscou contribuir no levantamento de demandas de formação para alfabetizar em escolas de fronteira e colaborar na proposição de políticas de formação no município de Corumbá.
  • Item
    Educar em fronteiras internacionais : demandas e encaminhamentos do Sistema Público Municipal de Corumbá/Mato Grosso do Sul
    (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-08) Tavano, Patricia Teixeira; Santos, Tarissa Marques Rodrigues dos; Amaral, Laura Helena dos Santos; Martinez, Flávia Wegrzyn Magrinelli
    Este artigo é um recorte do projeto Atendimento e Acolhida aos Migrantes Internacionais em Municípios de Fronteira: Análise e Acompanhamento na Implantação de Protocolos de Acolhimento a Pessoas em Diferentes Situações Migratórias em Foz do Iguaçu (PR) e Corumbá (MS), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para este artigo, concentramos nosso olhar no espaço-tempo fronteiriço de Corumbá, com o objetivo de caracterizar a rede pública do município quanto à presença de migrantes internacionais regularmente matriculados no período de 2014 a 2023. Além disso, apresentamos as políticas e iniciativas educacionais voltadas ao atendimento desse público que foram empreendidas pelo município, discutindo sobre os alcances destas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir do sistema de registro de matrículas da Secretaria Municipal de Educação e de questionários aplicados a 31 professores e a cinco gestores de cinco escolas. Os dados revelam que há uma iniciativa na municipalidade de avançar na consideração real da presença dos migrantes internacionais matriculados nas escolas, por meio de legislações e ações culturais, porém, não encontramos ações curriculares amplas, tais como a inclusão de outros idiomas na oferta disciplinar, tampouco a institucionalização de formação didático-pedagógica dos agentes escolares para lidarem com as especificidades da prática escolar em contextos de fronteira internacional com fluxo migratório intenso.
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais